O sonho da maioria dos brasileiros é conseguir conquistar a casa própria, comprando um imóvel novo e levando a vida de forma mais tranquila ao ter seu patrimônio. Por conta disso, ninguém quer ver o seu sonho indo por água abaixo por conta de um imprevisto ou qualquer outro problema que surgir. Para evitar isso, nada melhor que garantir uma proteção para a sua casa com um seguro residencial.

Esse seguro é como uma garantia necessária, que é inclusa no processo de aquisição do imóvel, e serve para proteger o bem, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.

Caso você não saiba como funciona um seguro residencial, continue por aqui e veja mais sobre assunto, bem como quais as principais coberturas que essa alternativa pode trazer para o seu imóvel e porque é importante contar com essa proteção. Vamos lá?

O que é um seguro residencial?

O seguro residencial nada mais é do que um serviço que tem por objetivo proteger uma residência, podendo ser casa, apartamento, quitinete, loft, duplex ou qualquer outro tipo de imóvel destinado à moradia. Essa proteção é contra variados acontecimento que podem vir a trazer danos ou perdas do patrimônio.

Para que serve?

O seguro residencial serve para trazer uma segurança financeira para o cliente diante de algum evento que comprometa o seu bem imóvel. Ou seja, trata-se de uma apólice composta por inúmeras coberturas, dependendo daquilo que o cliente contratar.

Isso se deve ao fato de que um seguro residencial permite a possibilidade de personalização muito grande, afinal de contas, existem diferentes padrões de imóveis, e cada residência está exposta a determinados riscos. Por exemplo, o contrato pode ter uma cobertura maior para roubos e furto do que para incidência de raios.

Caso aconteça alguma das ocorrências que o seguro cobre, o cliente deve entrar em contato com a seguradora e se informar sobre a forma de receber uma indenização sobre o dano ou perda que sofreu. Com isso, não terá grandes perdas financeiras, deixando o segurado mais tranquilo diante da proteção do seu patrimônio.

Quem paga?

O seguro residencial é pago pelo proprietário do imóvel, podendo ser escolhido e contratado no ato da compra do imóvel, ou mesmo, depois. O preço do seguro será calculado em cima das coberturas que o cliente escolher

Como funciona essa alternativa?

O seguro residencial funciona basicamente igual a um seguro para carros, que já é uma alternativa muito popular e comum para todo mundo. O segurado realiza o pagamento de um valor para a empresa seguradora e terá seu patrimônio protegido contra diversos problemas que podem vir a acontecer.

O termo designado para denominar essas ocorrências é sinistro, sendo assim, se esses acidentes acontecerem com o bem que está sendo segurado, ele será reparado ou até mesmo substituído.

As regras relacionadas ao seguro que está sendo contratado, bem como, quais as proteções previstas e as coberturas escolhidas estarão inseridas em uma apólice, que formaliza o negócio firmado entre a seguradora e o dono do imóvel.

Nessa apólice estarão definidos os riscos, o prazo de validade do seguro, o preço que será pago pelo serviço, bem como a indenização, no caso dos sinistros.

O cálculo do seguro é feito com base em inúmeros aspectos, como:

  • preço por m² da construção;
  • os bens que compõem a residência (os itens que estão dentro dela);
  • qual o tipo imóvel (casa, apartamento, dentre outros);
  • o uso para o qual o bem é destinado;
  • a localização, que permite uma previsão sobre a incidência de eventos climáticos (região com chuvas fortes, por exemplo);
  • índices de violência na região.

Quais são as coberturas proporcionadas por um seguro residencial?

A maioria dos seguros residenciais, principalmente aqueles mais básicos e baratos, oferecem apenas uma cobertura simples para o imóvel. Porém, existem proteções adicionais que podem ser contratadas à parte, deixando o cliente com uma prevenção mais completa sobre os sinistros.

Existem seguros que incluem uma cobertura para responsabilidade civil familiar, protegendo o bem contra danos provocados por terceiros integrantes da família. Por exemplo, o seguro poderá ser acionado caso o seu cachorro ataque um carteiro ou entregador, e essa pessoa venha a processar o segurado. A indenização é liberada para esse processo.

Basicamente, as coberturas que um seguro residencial traz são:

  • danos elétricos;
  • incêndios;
  • queda de raios;
  • explosões;
  • roubos e furtos.

Porém, existem algumas coberturas extras que podem ser contratadas e incorporadas ao seu seguro:

  • vendaval, ciclone, furação, tornado e granizo;
  • queda de aeronaves e impacto de veículos;
  • quebra de vidros;
  • acidentes pessoais;
  • desmoronamento;
  • vazamento de tubulações e reparos hidráulicos;
  • perda ou pagamento de aluguel a terceiros;
  • escritório em casa;
  • recomposição de documentos pessoais;
  • substituição de telhas.

Por que é importante apostar nessa proteção?

Adquirir esse seguro residencial é muito importante durante a compra de um imóvel ou até mesmo depois, diante dos grandes benefícios que proporciona para o proprietário do imóvel.

A gente nunca sabe sobre a ocorrência de algum imprevisto ou fatalidade, então com esse serviço a família fica assegurada diante do acontecimento desses problemas, não tendo preocupações em arcar com os custos que os sinistros podem causar.

Quais as vantagens que esse seguro traz?

Preservação do patrimônio

Com seguro residencial você terá a preservação e proteção do seu patrimônio, sendo ressarcido com um valor necessário para reparar os danos que acontecerem com a construção. Sendo paga uma indenização em cima do que for preciso para deixar o seu imóvel do jeito que ele estava antes de acontecer o problema.

Redução de danos materiais

Com esse tipo de serviço você também ficará assegurado quanto aos danos materiais, visto que muitas seguradoras oferecem benefícios extras sobre cobertura de móveis e objetos domésticos. Isso porque, em muitos acidentes, pode acontecer a destruição do mobiliário da casa. Com esse recurso, você conseguirá substituir aquilo que perdeu.

Tranquilidade para a família

Quando você mora em uma casa ou apartamento que tenha seguro residencial, todos da família ficam mais tranquilos caso ocorra alguma coisa, por conta da indenização que é paga para reparar e reconstruir o que foi perdido, não deixando ninguém em prejuízo.

Por fim, vale destacar que depois de tudo o que foi falado aqui fica bem mais fácil decidir sobre a contratação de um seguro residencial para o seu imóvel? Vai perder essas vantagens e as coberturas que você pode ter?

Então, entre em contato com a nossa empresa, que ajudaremos você com esse serviço ou qualquer outro que você precise! Até mais!