Ao disponibilizar um imóvel para locação, é comum que os proprietários procurem formas de atrair mais interessados. A oferta de apartamento mobiliado, por exemplo, é uma das estratégias que podem ser usadas.

Contudo, é preciso compreender os prós e contras desse tipo de imóvel, tendo em vista que ele não é adequado a todos os perfis de inquilinos. Você tem interesse no assunto?

Pensando nisso, esclarecemos as vantagens e desvantagens de alugar um imóvel mobiliado para que você consiga escolher a melhor opção para os seus apartamentos. Confira!

Quais as vantagens de alugar apartamento mobiliado?

Sem dúvidas, essa alternativa oferece algumas vantagens para os moradores. Conheça os principais pontos considerados pelos inquilinos!

Menor custo imediato para o inquilino

Um dos principais atrativos dos apartamentos mobiliados é que o morador não precisará investir em mobília, trazendo menos custos imediatos com a mudança. Mesmo que isso aumente o valor do aluguel, ao comparar a diferença no preço com o custo dos móveis, essa opção ainda é mais vantajosa para o inquilino.

Mobília adaptada ao imóvel

Ao procurar um imóvel novo, uma das preocupações é conseguir aproveitar todos os espaços da melhor forma. Nas opções mobiliadas, os ambientes são planejados, garantindo mais conforto para o morador.

Flexibilidade na mudança

Os imóveis mobiliados também facilitam a mudança do inquilino: o volume de itens que deve ser transportado é menor, além de facilitar a busca por outros apartamentos, já que não será necessário se preocupar com o espaço para os móveis próprios. Exatamente por isso, essa alternativa é ideal para locações temporárias.

Quais as desvantagens de alugar apartamento mobiliado?

Apesar dos benefícios, o imóvel mobiliado também traz algumas desvantagens que devem ser avaliadas pelo inquilino. Veja quais são!

Powered by Rock Convert

Maior compromisso com o imóvel

Ao alugar o imóvel, o inquilino assume o compromisso de devolvê-lo nas mesmas condições em que recebeu. Nas opções mobiliadas, todos os móveis e eletrodomésticos são incluídos no contrato. Para algumas pessoas, arcar com essa responsabilidade acaba não sendo muito vantajoso.

Decoração alheia aos seus gostos

Muitas pessoas esperam o momento de sair de casa para ter um espaço personalizado, de acordo com os seus gostos. Nos imóveis com mobília a decoração fica limitada e, nem sempre, as escolhas do proprietário estão de acordo com as expectativas do morador, o que pode afastar alguns interessados.

Complicação para quem já tem móveis

É bastante comum que as pessoas tenham móveis próprios antes da mudança, principalmente para quem não está alugando o primeiro imóvel. Por isso, a demanda por apartamentos vazios também é alta e deve ser considerada, já que, dificilmente quem tem a mobília completa abrirá mão de seus objetos.

Como escolher a melhor opção para investir?

Para quem deseja investir em imóveis para lucrar com a locação, é preciso analisar atentamente o mercado e o público desejado para encontrar a opção ideal.

Por exemplo, quem investe em apartamentos para universitários provavelmente terá mais facilidade ao oferecer a mobília, já que a moradia é temporária e, normalmente, eles não têm móveis próprios.

No entanto, existem outros perfis de moradores que preferem comprar seus próprios itens para personalizar todo o espaço. Em alguns casos, ter apenas alguns cômodos mobiliados, como banheiro e cozinha, pode ser um atrativo.

Como essa questão varia de acordo com a localidade e objetivos, conte com o suporte de uma imobiliária para definir a melhor estratégia. Após analisar o seu imóvel e seus objetivos, ela conseguirá indicar se vale a pena oferecer o apartamento mobiliado ou não.

Então, o que achou do conteúdo? Se você quer saber mais sobre a locação de imóveis, entenda agora a importância do laudo de vistoria!